paginas

sábado, 5 de dezembro de 2009

Uma volta por Polanski



Bom, a mais recente noticia chegada do tão falado caso Polanski, é que ele foi liberado sob fiança, no dia de ontem, e transferido para prisão domiciliar em seu chalé suíço pela acusação de ter dito relações sexuais com uma menina de 13 anos a mais de 30 anos atrás.
Para entender, ou pelo simples fato de conhecer um pouco mais sobre a história do diretor e dos acontecimentos, aqui vai uma breve retrospectiva.
Durante a guerra, Polanski foi acolhido por uma família católica para escapar dos nazistas e passou por todo tipo de necessidade e privação. Estudou cinema e conseguiu nacionalidade francesa, por ter nascido na França claro, o que ajudou a construir uma carreira internacional, já que a Polônia estava sob a ditadura comunista.
Em 1967, durante as filmagens de seu filme "Dança dos Vampiros", conheceu a americana Sharon Tate, com que ia ter um filho, mas que foi assassinada grávida em agosto de 1969 na casa deles, em Los Angeles, pela Gang de fanáticos religiosos: A Família Mason. Após ocorrido, Roman Polanski nunca mais foi o mesmo, se envolvendo em rebeldias, excentricidades e tara por ninfetas.
Em 1977, o tal fato aconteceu, o diretor realizou relações com a menina e foi condenado pela justiça americana a prisão mas decidiu fugir do país, e mesmo quando ganhou o Oscar de melhor diretor por "O Pianista" não ousou ir a Los Angeles para receber o prêmio. No entanto algum tempo depois foi preso quando chegou a Zurich para participar de Festival de cinema, sem se dar conta que havia um mandato de prisão contra ele e que aquele país havia acordo de extradição com os Estados Unidos.
No documentário "Roman Polanski, Wanted and Desired", 2008, de Marina Zenovich, que não foi exibido no Brasil, demonstra que todo o seu julgamento foi armado, pois havia por trás um juíz corrupto em busca de publicidade e que deixa claro que o encontro sexual com a ninfeta foi consensual, mesmo que a lei considere isso um estupro. Bom vai saber né? Essa história ainda vai dar muito pano pra manga, e talvez até dê um bom filme no futuro.
Aceita um chá?

LinkWithin