paginas

quinta-feira, 5 de março de 2009

Dia internacional da mulher - Ciclo cineastas comtemporâneas


Ás véspera do dia internacional da mulher, o Cine Humberto Mauro apresenta de 02 a 15 de março o “Ciclo de Cineastas Contemporâneas” que reúne trabalhos de realizadoras de diferentes nacionalidades, transmitindo cada uma a seu modo, um olhar feminino e particular no cinema atual. Dentre elas, Suzanne Bier, cineasta escandinava que abraçou as premissas do movimento Dogma 95 para realizar Corações Livres, que atualiza com brio o gênero melodramático.

O movimento Dogma 95 foi um manifesto escrito pelos cineastas Thomas Vinterberg e Lars von Trier para que, segundo eles, resgate o cinema como feito antes da exploração industrial. Possui 10 regras:

1. As filmagens devem ser feitas em locais externos. Não podem ser usados acessórios ou cenografia (se a trama requer um acessório particular, deve-se escolher um ambiente externo onde ele se encontre).
2. O som não deve jamais ser produzido separadamente da imagem ou vice-versa. (A música não poderá ser utilizada a menos que ressoe no local onde se filma a cena).
3. A câmera deve ser usada na mão. São consentidos todos os movimentos - ou a imobilidade - devidos aos movimentos do corpo. (O filme não deve ser feito onde a câmera está colocada; são as tomadas que devem desenvolver-se onde o filme tem lugar).
4. O filme deve ser em cores. Não se aceita nenhuma iluminação especial. (Se há muito pouca luz, a cena deve ser cortada, ou então, pode-se colocar uma única lâmpada sobre a câmera).
5. São proibidos os truques fotográficos e filtros.
6. O filme não deve conter nenhuma ação "superficial". (Homicídios, Armas, etc. não podem ocorrer).
7. São vetados os deslocamentos temporais ou geográficos. (O filme se desenvolve em tempo real).
8. São inaceitáveis os filmes de gênero.
9. O filme deve ser em 35 mm, padrão.
10. O nome do diretor não deve figurar nos créditos.

È sempre bom falar deste Movimento que é tão parecido com os nossos primeiros filmes indepentes! E é sempre bom poder assistir a uma produção feminina assumidamente Dogma 95. Não podiamos deixar de destacá-la.

Preço dos ingressos: R$5,00 (INTEIRA) R$2,50 (MEIA).


Aceita um chá?

Fotos: divulgação dos filmes Corações Livres, XXY e Tempo de Espera

LinkWithin